Visitante
Olá Visitante.
Seja bem vindo ao Instituto Superior Anísio Teixeira!
Instituto Superior Anísio Teixeira

Edital nº 01/2018 Preceptores


EDITAL Nº 01/2018

 

SELEÇÃO EXTERNA DE PROFESSORES PRECEPTORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – ISAT

 

A Direção Acadêmica do Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT ) tornam públicas as normas de seleção de docentes da Educação Básica para a candidatura ao Edital nº 01/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com chamada pública para a seleção de propostas ao Programa Institucional de Residência Pedagógica. Serão selecionados professores das redes públicas que aderiram ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), lotados em escolas indicadas pelas secretarias de educação como participantes do Programa e localizadas nos municípios indicados no item 4 deste edital, que foi elaborado levando-se em consideração o Edital CAPES/DEB n° 01/2018 e em conformidade com a Portaria CAPES/DEB nº 045/2018 e demais normas aplicáveis.

 

 

1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

 1.1. O do Programa de Residência Pedagógica é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem os seguintes objetivos específicos:

a) aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;

b) induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;

c) fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.

d) promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

 

2. DAS DEFINIÇÕES

 

2.1. A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo.

 2.2. O programa será organizado em subprojetos e núcleos de residência. O Subprojeto corresponde ao conjunto de núcleos de residência agrupados por componente curricular ou curso.

2.3. Os núcleos de residência serão compostos cada um por: 1 orientador, 3 preceptores, 24 licenciandos bolsistas.

2.3.1. O orientador é o docente da IES que fará a orientação dos discentes;

2.3.2. O preceptor é o professor da educação básica responsável por acompanhar o discente na escola;

2.3.3. O residente é o discente com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenha percentual concluído de integralização curricular de no mínimo de 50% ou que esteja cursando a partir do 5º período, não computados períodos com matrícula trancada.

2.4. A residência pedagógica terá o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.

 

3. DAS NORMAS GERAIS

 

3.1. Este Edital visa selecionar preceptores e à formação de cadastro de reservas, a ser usado na eventual substituição de bolsistas, para integrarem o projeto institucional da Residência Pedagógica (ISAT) submetido à chamada pública conforme Edital n° 06/2018-DEB/CAPES.

3.2. A bolsa a ser concedida aos preceptores têm o valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais.

3.3. A concessão da bolsa está prevista para um período máximo de 18 (dezoito) meses, a ser iniciado em agosto de 2018. Poderá haver fracionamento de bolsa entre preceptores selecionados, desde que manifestem interesse nesse procedimento previsto no Edital n° 06/2018-DEB/CAPES.

 3.4. A vigência da bolsa será contada a partir do início das atividades do preceptor no programa, estando prevista a substituição do bolsista caso o seu desempenho não seja satisfatório.

3.5. A concessão e a gestão das bolsas serão reguladas por portaria específica da Capes.

 

4. DAS VAGAS

 

4.1. Os componentes curriculares ou etapas educativas que comporão o projeto institucional do ISAT, para os quais, caso aprovado pela CAPES, poderá haver vagas de preceptores bolsistas e não bolsistas, são os seguintes:

 

COMPONENTE CURRICULAR OU ETAPA PREVISTA

LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA DE ATUAÇÃO DOS PRECEPTORES

VAGAS PREVISTAS

Pedagogia (Ensino Fundamental anos Iniciais regular ou na modalidade EJA)

 São Gonçalo

 

03

 

5. REQUISITOS DOS CANDIDATOS

 

Estará apto a participar da seleção o candidato que:

 5.1. Somente poderão candidatar-se professores que atendam aos seguintes critérios de elegibilidade:

 I. possuir  licenciatura  em pedagogia ou curso normal

II.  Ser professor lotado em uma das escolas participantes e atuar em sala de aula no componente curricular da vaga a que se candidatar e  possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;

V. Ter disponibilidade de 12h semanais para dedicação ao projeto.

VI. cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, que será utilizado para fins de verificação dos requisitos para concessão das bolsas.

VII. firmar termo de compromisso.

 

6 DA BOLSA

6.1 O valor mensal da bolsa e de R$ 765,00 (Setecentos e Sessenta e Cinco Reais).

6.2 A efetivação do pagamento da bolsa é de responsabilidade da CAPES.

 

7. DA INSCRIÇÃO

 

 7.1. Como etapa preliminar à inscrição é necessário o preenchimento do currículo profissional na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, incluindo todos os itens exigidos por este edital e que será utilizado para comprovação dos requisitos mínimos para o recebimento da bolsa.

 7.2. As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato no período de 03 a 10 de julho de 2018, até as 20 h. através do formulário constante no Anexo I deste edital, a ser entregue na Secretaria do ISAT, localizada à Rua Dr. Francisco Portela nº 2772, Zé Garoto, São Gonçalo - RJ, aos cuidados da respectiva Coordenação do Curso de Pedagogia.

 7.3. Na entrevista, o candidato deverá apresentar, em envelope, cópia impressa de seu currículo cadastrado na Plataforma Freire e dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para concessão das bolsas.

 

8. DA SELEÇÃO

 

 8.1. Este processo seletivo será conduzido pelo Coordenador Institucional e pelo Professor Orientador do núcleo dos subprojetos do ISAT.

.8.2. Nos núcleos, as vagas serão preenchidas por ordem de classificação. A distribuição dos aprovados por orientador será decidida entre estes.

8.3. Os candidatos aprovados que não forem admitidos imediatamente passarão a compor um cadastro de reservas sem ordem de classificação.

8.4. O processo seletivo constará de análise documental, entrevista sob parâmetros, definidos pelos orientadores, que envolverão a formação e a atuação do docente em atividades relativas à docência e, a critério da orientação de área, outros procedimentos avaliativos.

8.5. Enquanto critérios eliminatórios de avaliação serão observados:

 a) o atendimento às condições de elegibilidade citadas no item 5.1 deste Edital;

 b) a entrega, na entrevista, de cópia impressa do currículo da Plataforma Freire e de documentos comprobatórios.

8.6. A critério dos orientadores poderão ser constituídas comissões de seleção das quais tomem parte docentes que tenham interesse e disponibilidade para contribuir com o processo.

 

 

 9. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

 

9.1. A convocação dos habilitados à entrevista será informada aos candidatos até o dia 11/07/18.

9.2. As entrevistas serão realizadas nos dias 12 e 13 de julho de 2018, em data, horário e local a serem confirmados por ocasião da convocação e deverá apresentar, no ato da entrevista, os documentos a seguir relacionados:

- Cópia da cédula de identidade e do CPF;

 - Cópia do diploma de graduação

- Carta de concordância da Direção da Escola em que pretende atuar como preceptor;

 - Carta de intenções descrevendo as motivações para participar do programa;

- Cópia do cartão de conta corrente ativa da qual seja titular (pessoa física) e na qual pretende perceber os valores referentes à bolsa concedida caso seja selecionado.

9.3. A publicação do resultado final acontecerá até o dia 17/07/18.

9.4. As atividades dos bolsistas selecionados e classificados nas bolsas concedidas pela CAPES a ISAT  terão início no dia 01 de agosto de 2018.

 9.5. O resumo do cronograma do processo seletivo está colocado no Anexo I desse Edital.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

10.1. Este edital foi elaborado levando-se em consideração o Edital CAPES/DEB n° 06/2018 e em conformidade com a Portaria CAPES/DEB nº 045/2018 e demais normas aplicáveis.

10.2 O bolsista poderá, a qualquer tempo, ser desligado, caso não atenda às necessidades do subprojeto;

10.3. As situações não previstas neste Edital serão analisadas pela Direção Acadêmica do Curso de Pedagogia do Instituto Superior Anísio Teixeira, visando à sua definição.

 

São Gonçalo ,  03 de julho de 2018

 

Helter Jerônimo Luiz Barcellos

Diretor Acadêmico

 

 

ANEXO I - CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

 

INSCRIÇÃO

03/07 a 10/07/18

RESULTADO DA 1 ETAPA

11/07/2018

ENTREVISTAS

12/07 e 13/07/2018

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

17/07/2018

INÍCIO DAS ATIVIDADES

01/08/2018

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

 FICHA DE INSCRIÇÃO PROFESSORES PRECEPTORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

 

Nome completo do (a) candidato (a):________________________________________ _____________________________________________________________________ Endereço: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data de nascimento: ____/____/________

RG:_____________________________

CPF: _____________________

Título de Eleitor: ______________________________

Título de graduação: _____________________________________________________ Titulação máxima: ( ) graduação ( ) especialista ( ) mestre ( ) doutor

 

Escola da rede de educação básica em que está lotado e que atuará como preceptor: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

 Local e data: ____________________________________________________________

 

__________________________________________

Assinatura


Comentários


Voltar ao topo