Visitante
Olá Visitante.
Seja bem vindo ao Instituto Superior Anísio Teixeira!
Instituto Superior Anísio Teixeira

Manual do Aluno 2018


 

 

MANUAL DO ALUNO DO ISAT

MATRÍCULA

Ato de integrar o estudante ao corpo discente do ISAT por uma das formas de ingresso prevista no Regimento do ISAT: vestibular, transferência, reingresso e aproveitamento de estudos.

 

ISENÇÃO EM DISCIPLINAS

Os alunos que ingressarem através de processo seletivo vestibular, transferência, reingresso e aproveitamento de estudos terão isenção de disciplinas sempre que tenham cursado com aproveitamento, em outra Instituição de Ensino Superior, disciplina cuja ementa seja considerada equivalente em conteúdo e carga horária às oferecidas pelo ISAT.

 

INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS

A cada período letivo, de acordo com o calendário acadêmico, o aluno deverá matricular-se nas disciplinas oferecidas.

 

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Somente o aluno regularmente matriculado que precisa interromper suas atividades acadêmicas, fará jus ao trancamento de matrícula, por no máximo 6 (seis) períodos letivos, sejam estes consecutivos ou não.

 

REGIME EXCEPCIONAL DE APRENDIZAGEM

O Regime Excepcional de Aprendizagem constitui-se no planejamento, previamente determinado pela Faculdade, em caráter de excepcionalidade, dos trabalhos acadêmicos a serem realizados pelo aluno ao longo do período letivo, desde que amparado por legislação ou norma pertinente, sendo suas faltas justificadas e/ou abonadas.

 

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

A matrícula será cancelada quando o aluno se encontrar em uma das seguintes situações:

a) não tiver realizado matrícula em disciplinas no ano/período de ingresso quando se tratar de ingresso por vestibular;

b) abandono do curso, o qual se configurará quando o aluno não efetivar matrícula em disciplinas, no curso em que está matriculado, excetuando-se os casos de trancamento de matrícula;

c) tiver solicitado, em documento próprio, o cancelamento de sua matrícula junto ao ISAT;

d) em decorrência de transferência do aluno para outra Instituição de Ensino Superior;

e) em decorrência de decisão judicial.

 

REMATRÍCULA

A Rematrícula é o processo de natureza recursiva, que permite reintegrar ao corpo discente do ISAT o ex-aluno do curso de graduação, que está em situação de abandono ou teve sua matrícula cancelada antes da conclusão de curso.

 

APROVEITAMENTO ACADÊMICO

Aprovação – Será considerado aprovado e dispensado do exame final – P3 - o aluno que alcançar nos trabalhos acadêmicos da disciplina média igual ou superior a 6.0.

Exame Final – O aluno prestará exame final obrigatoriamente quando não obtiver média final ou superior a 6,0 (seis) nas avaliações P1 e P2 e obtenha frequência mínima exigida.

Para aprovação em exame final o aluno deverá obter média aritmética igual a 6.0 (seis), considerando-se para o cálculo desta média as duas maiores notas nas avaliações P1, P2 e P3.

Reprovação – Será considerado reprovado o aluno que:

a) não obtiver em cada disciplina a frequência mínima prevista no Regimento.

b) não obtiver média igual ou superior a 6.0 (seis) nas avaliações P1, P2 e P3.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares no ISAT possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do aluno fora do ambiente acadêmico, e que incluem a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, da interdisciplinariedade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto às comunidades, constituindo enriquecimento curricular.

A carga horária total das Atividades Complementares é estabelecida na matriz curricular de cada curso, obedecidas às legislações vigentes.

 

ESTÁGIO

O estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição de instrumentalizar-se para a profissão. Destaca-se, todavia, a existência de Regulamento próprio para cada curso.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório quando exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais por meio de experiências vivenciadas em qualquer atividade pedagógica inerente aos cursos de graduação, com carga horária definida no projeto de curso.

 

 

Direção ISAT

 


Comentários


Voltar ao topo